sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Os Principais Fatores da Independência do Brasil


Na Primeira aula ministrada, introduzimos assunto sobre “A Independência do Brasil, colocamos para os alunos a data de sua ocorrênciaque foi no dia 7 de Setembro de 1822, que até então, o Brasil era colônia de Portugal. Procuramos mostrar aos alunos que alguns anos antes, o rei português D. João VI havia fugido de seu país e chegado em terras brasileiras, em 1808, considerado por muitos hiostoriadores o marco no início do processo de Independência brasileiras devidos as muitas modernizações.
As pressões da Corte forçaram D. João a voltar paar Portugual. mas, para garantir a permanencia da família rela no governo brasileiro , ele deixou seu filho, o principe regente do Brasil.D. João ordenou que seu filho retornasse a Portugal, ordem que foi desobedecida várias vezes. Contrariando as ordens diretas das Cortes, no dia 9 de janeiro de 1822 D. Pedro decediu permanecer no Brasil
. A decisão marcou O Dia do Fico em que o resultado foi o chamado grito do Ipiranga, que tornou nosso país oficialmente independente de Portugual.



irdeb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário